Movimento Ficha Verde e PAN Sauim realizam dia de mobilização pelo sauim-de-coleira

Imagem: Carolina Bertsch Jawi

Em prol da criação de um corredor ecológico, que conecta as áreas de floresta remanescentes na cidade de Manaus, o movimento Ficha Verde e o PAN Sauim realizam uma campanha para pressionar o prefeito Arthur Virgílio e um dia de mobilização para marcar a cidade, com graffiti e música.

No dia 5 de dezembro, próximo sábado, um dos maiores muros da Av. Efigênio Sales irá se tornar pano de fundo para um graffiti em homenagem ao macaco sauim-de-coleira. O evento no Facebook já conta com mais de 100 pessoas confirmadas. A ação faz parte da campanha ”Eu apoio o Corredor Ecológico do Sauim”, lançada pelo Movimento Ficha Verde e PAN Sauim. A proposta da campanha é mobilizar a cidade de Manaus sobre a importância da preservação das áreas de floresta que restam na cidade para a preservação da fauna, da flora e para a qualidade de vida da população.

O símbolo da campanha é o macaquinho sauim-de-coleira, uma espécie que ocorre exclusivamente na região dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Quase 20% dos primatas brasileiros constam na Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Destes, dez são considerados criticamente em perigo de extinção, a categoria de mais grave risco, e entre eles está o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor).

Desde a década de 1970 estudos têm evidenciado uma redução significativa na área de ocorrência e no tamanho das populações dessa espécie. Isto se deve em grande parte ao crescimento populacional humano e, sobretudo, à expansão desordenada das áreas urbanas.

A maior parte das populações do sauim-de-coleira pode desaparecer em poucas décadas se ações não forem tomadas para mudar esse cenário. A ação defendida pelo grupo é a criação de um corredor ecológico conectando diversas áreas verdes da cidade, com a implantação de passagens de fauna e com maior planejamento da expansão urbana.

A campanha também consiste em uma ferramenta online onde qualquer cidadão pode apoiar a inciativa mandando um e-mail direto para o prefeito de Manaus. No dia 16 de dezembro uma comissão entregou uma proposta técnica de criação do Corredor Ecológico ao secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus.

A partir daí, foi designada uma comissão interna à Secretaria para analisar a proposta, que será apresentada ao prefeito nas próximas semanas.

O site da campanha www.pro-sauim.org será lançado no dia 4 de dezembro (sexta-feira).

Sobre o Movimento ficha Verde

O Ficha Verde é um movimento apartidário que tem como objetivo promover o protagonismo da sociedade civil na agenda socioambiental, bem como contribuir para o monitoramento e aprimoramento das politicas públicas.
É uma plataforma democrática e pluralista, constituída de forma participativa por pessoas que acreditam que podem e devem fazer algo para a sustentabilidade da Amazônia.

Para saber mais acesse: www.fichaverde.org.br

Sobre o PAN Sauim

O Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira, - PAN Sauim tem como objetivo garantir populações viáveis da espécie, reduzindo sua taxa de declínio populacional e assegurando áreas protegidas para a sua presença, em 5 anos.
O PAN é coordenado Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Proteção de Primatas Brasileiros - CPB e supervisionado pela Coordenação Geral de Manejo para Conservação.

Um Grupo de Assessoramento Técnico – GAT foi criado para acompanhar a implementação do Plano e conta com a participação de pesquisadores de instituições publicas e da sociedade civil.

Para saber mais acesse: http://bit.ly/1l2YMDa