Movimento Ficha Verde

O Ficha Verde é um movimento suprapartidário, aberto e colaborativo que tem como objetivo promover o protagonismo da sociedade civil na agenda socioambiental.

Nascido no Amazonas, o Movimento Ficha Verde (MoFV) tem como foco de atuação discutir, propor e monitorar ações na área ambiental no estado do Amazonas e na Amazônia. 

É uma plataforma democrática e pluralista, constituída de forma participativa por pessoas que acreditam que podem e devem fazer algo para a sustentabilidade da Amazônia.

Conta com representantes de instituições de pesquisa, organizações não-governamentais, movimentos sociais, movimentos urbanos, povos indígenas, agentes de políticas públicas e indivíduos independentes.

Nossa agenda para os próximos anos inclui: (i) o monitoramento de programas e projetos governamentais implementados na Amazônia, (ii) elaboração de propostas relacionadas a agenda socioambiental para os candidatos a cargos eletivos nas eleições e (iii) apoio às reivindicações, discussões e proposições da sociedade amazônica por melhores ações na área socioambiental.

Inspirado pelo movimento Ficha Limpa[1], responsável pela mobilização da sociedade brasileira em favor da aprovação da lei de iniciativa popular amplamente conhecida como “Lei da Ficha Limpa”, a qual exclui da disputa pessoas que foram condenadas judicialmente, proibindo-as de se candidatarem.

O Movimento Ficha Verde se organiza para levar à sociedade a discussão sobre o Meio Ambiente. Consideramos que além de ser Ficha Limpa, que é um atestado de idoneidade, é preciso também ser Ficha Verde, destacando assim o compromisso e  o histórico dos candidatos em relação a temas ambientais e à sustentabilidade.  

Acreditamos que influenciando governos, empresas e cidadãos por mais responsabilidade socioambiental, alcançaremos melhorias na conservação da natureza e na qualidade de vida da sociedade.

Organizado em rede, através de mídias digitais e também no dia-a-dia fora dos computadores, o MoFV é composto por pessoas, coletivos e instituições que desejam unir forças para reivindicar e articular ações. É aberto para novos membros, que pactuem da mesma proposta e princípios e que estejam dispostos a ser um agente da mudança na construção de um futuro sustentável na Amazônia.

O MoFV é um espaço de encontro. Portanto, se você  se preocupa com a Amazônia e quer ser um agente da mudança na construção de um futuro sustentável, você também é um Ficha Verde!

O que é ser Ficha verde?

Ser ficha verde é ser ativista e agir coletivamente em busca das mudanças que queremos. É lutar por um mundo melhor e mais sustentável.

Ser ficha verde é defender a construção de novas formas de desenvolvimento para a Amazônia, no qual os interesses econômicos estejam atrelados ao respeito pelos limites do meio ambiente e aos direitos humanos, e que seja pautado na diversidade, na valorização dos conhecimentos tradicionais e na democracia.

Ser ficha verde é  estar atento às nossas escolhas e adotar atitudes cotidianas de maneira a contribuir para um meio ambiente equilibrado e para a qualidade de vida das pessoas. É viver e agir com responsabilidade ambiental e social.

Não basta defender que outros façam: é importante fazer. Ainda que pequenas, as ações individuais é que somarão para produzir a diferença necessária no processo de construção do mundo que queremos

 

[1] Hoje Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)