Carlos Souza (PSD/AM)

Carlos Alberto Cavalcante de Souza, deputado pelo PSD do Amazonas, nasceu em 17 de agosto de 1952, em Manaus (AM). Foi eleito deputado federal 3 vezes, desde 2002. É radialista, professor e biólogo. 

Disputa a reeleição em 2014 para o cargo de Deputado Federal.

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Integrante da Comissão de Proteção das Riquezas da Amazônia.

NEGATIVO

    • Faz parte da Frente Parlamentar dos Atingidos por Áreas Protegidas. Apesar do nome causar confusão, essa frente surgiu para defender interesses contrários à criação de Áreas Protegidas (Unidade de Conservação e Terras Indígenas)  no país.

    • No Código Florestal , votou a favor das alterações para redução das áreas de conservação florestal.

    • Já havia relatado projeto que propõe a diminuição de áreas de reserva legal e de preservação permanente, PL-3835/2012.

    • Foi favorável à PEC 215, que transfere a demarcação de Terras Indígenas (TI) ao Congresso. A proposta de dar ao Congresso a prerrogativa de demarcar TI é vista por ambientalistas e indigenistas como uma manobra, para inviabilizar o reconhecimento desse direito das populações indígenas.

    • Apresentou projetos potencialmente prejudiciais ao Meio Ambiente:

      -INC-6179/2014 14/5/2014 – Sugere a conclusão das obras de asfaltamento da BR-163, no trecho entre os municípios de Cuiabá/MT e Santarém/PA, sem tocar na questão dos impactos ambientais da obra.

  • Diversas vezes se manifestou contra ações mais rigorosas de fiscalização ou exigências ambientais:

 - Em 13/08/2013, criticou as exigências para construção da Linha de Transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista. 

- Já havia defendido a construção das usinas de Jirau, Santo Antônio e Belo Monte, que estão causando grande impacto socioambiental na Amazônia.

- Fez críticas à fiscalização do Ibama.

POSITIVO

    • Votou a favor da PEC contra o Trabalho Escravo.

  • Entre os projetos apresentados, alguns são favoráveis ao Meio Ambiente:

    - INC-5938/2014 2/4/2014 – Este projeto sugere a adoção de providências para a proibição, em todo o território nacional, dos agrotóxicos Abamectina, Acefato, Carbofuran, Forato, Lactofen, Parationa Metílica e Thiram. Ele demonstra preocupação com agrotóxicos também durante um discurso no dia 02/04/2014.

    - INC-4943/2013 – 10/7/2013 – Sugere aos Ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário a instituição dos fundos de apoio às culturas da Castanha do Brasil, da Malva e da Juta.

    - INC-5297/2013 – 16/10/2013 – Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo, sugerindo incentivos à indústria e aos consumidores para a recuperação de embalagens de bebidas.

 

EMENDAS (2011/2013):

Total dos gastos: R$ 44,686,000.00

Gasto com Gestão Ambiental: R$ 0,00


O objetivo da campanha De Olho nos Políticos é disponibilizar à população amazonense, de forma fácil e acessível, informações sobre os candidatos e atuais políticos mostrando suas propostas ou atuação em temas relacionados ao meio ambiente.  O foco deste levantamento foram os posicionamentos defendidos pelos candidatos sobre temas socioambientais. Se quiser extrapolar sua pesquisa para além deste tema, ou mesmo para outros Estado brasileiros, indicamos os seguintes portais: