Wanderley Dallas (PMDB/AM)

José Wanderley Dallas Rei Dias é natural de Sobral (CE), nascido em 19 de Maio de 1959. É formado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP), pastor, radialista e apresentador, eleito por três vezes Deputado Estadual.

Disputa a reeleição em 2014 para o cargo de Deputado Estadual, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Participa de diversas Comissões com interesse ambiental:

- Vice-presidente da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos.

 

- Titular das Comissões:

De Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável

De Turismo e Empreendedorismo.

 

-  Suplente das Comissões:

De   Indústria, Comércio Exterior e Mercosul

De Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia.

NEGATIVO

 

  • Segundo levantamento realizado pela portal A Crítica no portal da ALE ocupa o oitavo lugar no ranking dos parlamentares mais faltosos.

POSITIVO

 

  • Autor de propostas favoráveis ao Meio Ambiente:

Proj. de Lei Ordinária 113/2014: Dispõe sobre o Dia e a Semana de Conscientização da Reciclagem do Óleo Vegetal Comestível no Estado.

Proj. de Lei Ordinária 101/2014: Dispõe sobre a Campanha Anual do Uso Racional de Copos Plásticos no âmbito dos órgãos públicos estaduais.

Proj. de Lei Ordinária 93/2014: Proíbe a difusão sonora através de equipamentos instalados em veículos automotores particulares, em locais públicos.

Proj. de Lei Ordinária 331/2013: Institui a Política Estadual de Incentivo à Geração e ao Aproveitamento da Energia Solar no Estado do Amazonas.

Proj. de Lei Ordinária 318/2013: Dispõe sobre a utilização de papel reciclado nas repartições Públicas Estaduais no Estado do Amazonas.

Proj. de Lei Ordinária 233/2013: Dispõe sobre a implantação da coleta seletiva de óleo vegetal usado nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental do Estado do Amazonas.

Proj. de Lei Ordinária 30/2013: Dispõe sobre a obrigatoriedade dos responsáveis pelos eventos esportivos públicos que especifica a prover, em cada jogo, um percentual mínimo de 30% de bolas compostas de materiais biodegradáveis e recicláveis.

Proj. de Lei Ordinária 18/2013: Dispõe sobre o Dia de Proteção à Floresta Amazônica em todo o Estado.

Proj. de Lei Ordinária 332/2012: Dispõe sobre o Mês da Bicicleta no âmbito do Estado do Amazonas.

Proj. de Lei Ordinária 309/2012: Institui o Programa de Desenvolvimento da Agroecologia e Agricultura Orgânica.

Proj. de Lei Ordinária 276/2012: Obriga as empresas projetistas e de construção civil a prover os empreendimentos que especifica de dispositivos para dispensa dos óleos vegetal ou animal e gorduras de uso culinário no Estado do Amazonas.

Proj. de Lei Ordinária 275/2012: Estabelece normas para o uso racional e reaproveitamento das águas nas edificações do Estado do Amazonas e dá outras providências.

Proj. de Lei Ordinária 265/2012: Dispõe sobre a implantação de iluminação pública por energia solar.

Proj. de Lei Ordinária 246/2012: Dispõe sobre o Dia da Proteção Animal.

Proj. de Lei Ordinária 237/2012: Dispõe sobre a utilização de energia solar e captação da água da chuva na construção civil.

Proj. de Lei Ordinária 212/2012: Dispõe sobre a coleta, o recolhimento e o destino final das embalagens plásticas de óleos lubrificantes, e dá outras providências correlatas.

Proj. de Lei Ordinária 201/2012: Institui o Dia Estadual do Reciclador e da Reciclagem.

Proj. de Lei Ordinária 163/2012: Dispõe sobre a obrigatoriedade dos postos de combustíveis, lava-rápidos, transportadoras e empresas de ônibus urbanos intermunicipais e interestaduais, localizados no Estado do Amazonas, a instalarem equipamentos de tratamento e reutilização da água usada na lavagem de veículos.

Proj. de Lei Ordinária 342/2011  Dispõe que as empresas que utilizam produtos nocivos à saúde do trabalhador e ao meio ambiente são responsáveis pela lavagem dos uniformes de seus empregados, conforme especifica.


O objetivo da campanha De Olho nos Políticos é disponibilizar à população amazonense, de forma fácil e acessível, informações sobre os candidatos e atuais políticos mostrando suas propostas ou atuação em temas relacionados ao meio ambiente.  O foco deste levantamento foram os posicionamentos defendidos pelos candidatos sobre temas socioambientais. Se quiser extrapolar sua pesquisa para além deste tema, ou mesmo para outros Estado brasileiros, indicamos os seguintes portais: