Atuais Parlamentares

Conheça o perfil dos atuais parlamentares do Estado:


Histórico das atividades ambientais dos parlamentares do Estado

O que os parlamentares do Estado vem realizando quando se trata de meio ambiente e qualidade de vida? Preocupado com isso o Movimento Ficha Verde realizou o levantamento do histórico de atuação de todos os parlamentares do Estado em exercício na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em temas relacionadas ao meio ambiente.

Os dados foram recolhidos nas próprias Casas Legislativas e em outras fontes públicas.

Não nos propusemos aqui a avaliar qualitativamente a atuação dos candidatos, mas sim apresentar o histórico de atuação destes em relação ao meio ambiente, em seu último mandato (2011 a 2014). Para tanto, foram selecionados os pontos mais relevantes no histórico de cada candidato. Estes foram agrupados em destaques positivos e negativos.

Para os deputados federais e senadores, foram ainda monitorados o posicionamentos a 5 temas principais: Código Florestal, Frente Parlamentar a Favor das Populações Atingidas por Áreas Protegidas, PEC do trabalho escarvo, PEC 215 de terras indígenas e Frente Parlamentar Ambientalista.

Quanto ao uso das emendas parlamentares [¹], seguimos a classificação instituída pela Portaria n°. 42, de 14 de abril de 1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão (MOG).  Os dados das emendas propostas pelo deputados federais e senadores foram obtidos no site da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br) e leva em consideração o valor total de emendas em reais, incluídas pelo Congresso no Orçamento da União de 2012 a 2014.

Já os mesmos dados referentes aos deputados estaduais, não se encontram acessíveis no portal de transparência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

O Movimento Ficha Verde disponibiliza ainda um espaço para que os políticos possam apresentar argumentos referentes a informações divulgadas. Para tanto, solicita-se que o político entre em contato, por escrito, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

[1] Propostas por meio das quais os parlamentares podem opinar ou influir na alocação de recursos públicos em função de compromissos políticos que assumiram durante seu mandato, junto aos estados, municípios ou ainda instituições. Existem quatro tipos de emendas feitas ao orçamento: individual, de bancada, de comissão e da relatoria. As emendas podem acrescentar, suprimir ou modificar determinadas rubricas do projeto de lei orçamentária enviado pelo Executivo. Para saber mais acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/entenda-o-assunto/emendas-ao-orcamento.


O objetivo da campanha De Olho nos Políticos é disponibilizar à população amazonense, de forma fácil e acessível, informações sobre os candidatos e atuais políticos mostrando suas propostas ou atuação em temas relacionados ao meio ambiente.  O foco deste levantamento foram os posicionamentos defendidos pelos candidatos sobre temas socioambientais. Se quiser extrapolar sua pesquisa para além deste tema, ou mesmo para outros Estado brasileiros, indicamos os seguintes portais: