Movimento Ficha Verde lança carta de compromissos socioambientais para candidatos à Prefeitura de Manaus



Para visualizar a carta assinada pelos candidatos a vereador, CLIQUE AQUI.


Confira abaixo o status de assinatura da carta de compromissos pelos candidatos. Para as fotos coloridas, é possível clicar e visualizar a carta assinada.

Arthur
Neto


Vice:
Marcos
Rotta

Henrique
Oliveira


Vice:
Alessandro
Bronze


Hissa
Abrahão


Vice:
Adjuto
Afonso

José
Ricardo


Vice:
Yann
Evanovick

Luiz
Castro


Vice:
Aglei
Junior

Marcelo
Ramos


Vice:
Josué
Neto

Professor
Queiroz


Vice:
Taly
Nayandra

Serafim
Corrêa


Vice:
Cristiane
Balieiro

Silas
Câmara


Vice:
Coronel
Amadeu


Propostas do documento foram definidas após consultas públicas e análise de especialistas

O Movimento Ficha Verde (MoFV) lança, nesta quinta-feira (18), uma carta de compromissos para os candidatos à Prefeitura de Manaus e à Câmara de Vereadores. Intitulado “A Manaus dos meus sonhos”, o documento, criado a partir de consultas públicas e revisado por especialistas, aborda propostas para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável de Manaus. Os candidatos poderão se comprometer com temas que vão de proteção de áreas verdes a mobilidade urbana.

Os eixos principais do documento foram decididos em dois eventos de consulta pública realizados pelo MoFV na capital. Em seguida, especialistas que integram a equipe voluntária do Movimento criaram indicadores para acompanhar cada compromisso. Entre os eixos, estão conservar e despoluir nascentes dos igarapés, proteger áreas verdes e as espécies  ameaçadas, promover compras públicas sustentáveis, fomentar a educação e a cultura para a sustentabilidade. Também faz parte do documento ampliar a transparência na gestão pública, elaborar um plano municipal de mudanças climáticas, avançar na mobilidade urbana, no saneamento e na gestão de resíduos sólidos.

Os temas estão conectados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, e conter as mudanças climáticas nos próximos 15 anos.

A carta será entregue aos nove candidatos à Prefeitura de Manaus e apresentada à população em um evento aberto ao público no dia 26 de setembro, às 19h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. O evento é uma realização do MoFV em parceria com a OAB. Além disso, candidatos a vereador também podem se comprometer com as metas.

Engajamento

Esta é a segunda vez que o Movimento Ficha Verde propõe aos candidatos a cargos públicos uma agenda socioambiental. A primeira carta foi realizada nas eleições para o Governo do Estado do Amazonas, em 2014, e os compromissos assumidos pelo governador eleito, José Melo (PROS), são acompanhados por um Grupo de Trabalho no MOFV. A assinatura da carta subsidiou uma recomendação do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) para que o governador incluísse no orçamento do Estado recursos para garantir o cumprimento dos compromissos referentes à área ambiental, assumidos durante a campanha eleitoral.

Sobre o Movimento Ficha Verde

O Ficha Verde é um movimento suprapartidário, aberto e colaborativo que tem como objetivo promover o protagonismo da sociedade civil na agenda socioambiental. Tem como foco de atuação discutir, propor e monitorar ações na área ambiental no estado do Amazonas e na Amazônia. O MOFV convida a população de Manaus a abraçar a campanha Manaus dos meus Sonhos e promover amplamente os temas em foco.